Massagem Relaxante


A importância da massagem, hoje e sempre
Foto de pessoa fazendo massagem em outra
A massagem, uma das mais antigas formas de manipulação do corpo humano, tem sido empregada com êxito por muitas culturas como meio de promoção e restauração da saúde. Pode ser entendida como manipulação do corpo com propósitos terapêuticos. Por volta de 3000 a.C, foi utilizada como medida terapêutica científica pelos chineses; também Hipócrates, o pai da medicina moderna, a empregou. O valor da massagem em nossa sociedade atual é tão importante como antigamente.

O emprego das mãos no tratamento é bastante eficiente, pois permite o conhecimento mais profundo das partes anatômicas do corpo do indivíduo, diferentemente dos aparelhos, possibilitando a identificação de algum tipo de anormalidade nas peças ósseas e tecidos moles do corpo.

A aplicação correta da massagem ajuda na tonificação e recuperação dos seus músculos, auxilia no equilíbrio dos órgãos internos e sistema nervoso, aumenta a respiração celular e circulação sanguínea e também provoca uma ótima sensação de repouso e bem estar. A massagem permite que o sangue e a linfa velhos saiam dos tecidos e voltem ao coração e aos pulmões com maior facilidade, conduzindo sangue novo e oxigenado para as células. Vários resíduos metabólicos são eliminados com a utilização da massagem, permitindo uma recuperação mais rápida e completa após exercícios físicos extenuantes.

A duração de uma sessão de massagem depende do objetivo e disponibilidade do paciente. Geralmente, o tempo mínimo utilizado é de 45 minutos, podendo chegar até 2 horas. Durante esse período são utilizadas várias técnicas de manipulação incluindo deslizamentos, amassaduras, fricção, rolamentos, percussão, vibração e golpes nervosos. A ordem de execução dos movimentos depende da linhagem e abordagem que o massoterapeuta possui em seu repertório de ação.

A aplicação da massagem pode ser realizada tanto no chão como sobre uma maca apropriada. O importante é que a pessoa se sinta confortável durante a manipulação e utilize uma respiração tranqüila que lhe proporcione o total relaxamento do corpo. É recomendável que se utilize óleos como o de andiroba, capim limão, lavanda e amêndoas. Músicas adequadas completam o ambiente perfeito para a sessão.

Uma boa massagem é como uma sinfonia; construída lentamente com elevações sutis até um crescente de movimento, terminando com um estado passivo e muito tranqüilizante. Experimente um dia e compreenda a energia e grandeza do seu corpo.


Massoterapeuta explica a importância da massagem para a saúde

Reprodução
É comum as pessoas relacionarem a massagem ao relaxamento ou à estética. O que ainda não é muito difundido são os benefícios dela como tratamento terapêutico preventivo, para aprimorar a saúde corporal e mental. Segundo a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a massoterapia é um grupo de técnicas e procedimentos terapêuticos naturais, tradicionais e contemporâneos, praticados por profissionais qualificados, para manter a saúde das pessoas, aliviar tensões e reduzir o nível de estresse do mundo atual.

Ou seja, não é necessário sentir dor para aproveitar os benefícios da massagem. A massoterapeuta do SPA Aquacolore, Erica Miura, conta que, no Japão o compromisso de todos ao final do dia de trabalho é fazer um ôfuro, uma sauna e receber uma massagem para recuperar a serenidade do corpo e da mente. “As culturas são diferentes, claro, mas aqui no Brasil as pessoas só lembram de fazer a massagem quando já estão doloridas e machucadas. A massoterapia é um processo preventivo. As pessoas não precisam chegar no estágio da dor para usufruir dela”, diz Erica, que fez especialização em massoterapia no Japão.

A má postura no trabalho, o sedentarismo e o estresse são causadores por excelência do mau estar do corpo. Com o sobrepeso vem também outros problemas como as dores na lombar, joelho e região cervical. “Para todos esses casos a massoterapia proporciona um alívio para recomeçar, seja um novo dia de trabalho ou um exercício físico”, conta Erica. 

Assim, as diversas técnicas de massagem proporcionam mais do que o relaxamento ou o tratamento estético. Erica explica que a massoterapia pode proporcionar a redução da tensão muscular, melhorando a circulação e a elasticidade dos tecidos. A técnica solta as regiões endurecidas (tencionadas) do corpo, aumentando a mobilidade e a amplitude de movimento das articulações.

Ao massagear os tecidos do corpo, a massoterapia também ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor. Para Erica, é a partir da linfa que as impurezas do corpo são drenadas para fora do corpo. A massagem proporciona um aumento de 15% da oxigenação do sangue, estimulando o trabalho de nervos ligados a órgãos internos a partir da dilatação dos vasos sanguíneos.